quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Para comemorar e educar é que no Dia Internacional da Segurança da Informação, a Comissão de Tecnologia da OAB Uberlândia organizou duas palestras: “Sistemas de Informação e de Inteligência da Polícia Civil de Uberlândia” e “Tecnologia, Internet e Segurança”. Os palestrantes foram, respectivamente, José Moreira de Freitas – Coordenador da Central de Inteligência e Apoio da 16ª DRPC - e Edmo Lopes Filho – Analista de Telecomunicações Master da CTBC-TELECOM.

Os trabalhos da noite foram abertos pelo Dr. Hamilton Magalhães (membro e Mestre de Cerimônias oficial da Ordem), que passou a palavra para a Vice-Presidente da OAB – Dra. Magda Aparecida Faleiros. Na abertura das palestras, uma inteligente introdução ao tema foi apresentada pela Dra. Laine Moraes Souza. Logo após, autoridades, membros da Diretoria e público acompanharam a explanação do palestrante José Moreira de Freitas.

O palestrante é Coordenador da Central de Inteligência e Apoio da 16ª DPRC e no evento demonstrou aos presentes como funcionam três sistemas de informação e cruzamento de dados utilizados pela Polícia Civil.

De acordo com ele, a Polícia Civil conta com o SIP (Sistema de Informações Policiais), usado, entre outros, para pesquisas de antecedentes e cruzamento de dados nas delegacias. Outro sistema utilizado pela Polícia é o Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS), o qual, segundo o palestrante, possibilita que as duas corporações atuem em conjunto e compartilhem informações de todas as fases da ação policial, desde o registro de ocorrência até o inquérito. Entre os que utilizam o mesmo sistema estão praças e oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros, além de delegados e detetives. “Os bancos de dados são alimentados semanalmente e qualquer agente policial pode acessar os sistemas via internet; para tanto, basta ter uma senha e um nome de usuário”, completou.

O terceiro sistema apresentado pelo orador foi o da Rede Infoseg que, de acordo com ele, tem a finalidade de compartilhar informações de segurança pública, justiça e de fiscalização em todo o País.

Em seguida aconteceu a palestra “Tecnologia, Internet e Segurança”, com Edmo Lopes Filho – Analista de Telecomunicações Master da CTBC-TELECOM. Dominando a matéria, o orador fez excelente palestra sobre aparelhos de 3ª geração, TV Digital e, entre outros, um mapeamento completo sobre os problemas da internet.

De acordo com o palestrante, a internet tem suas vantagens e desvantagens e “não há 100% de segurança”. “ É um jogo de gato e rato: conforme os problemas e/ou falhas de sistemas vão aparecendo, vamos ajustando e nos adaptando”, disse.

Na palestra foram apresentados ainda dados de pesquisas como o dos 33 milhões de brasileiros que já navegam, aproximadamente, 21h44m na net; sendo que o Brasil é país campeão em horas na rede.

Em termos de desvantagens, o palestrante apontou dados sobre a propagação de vírus e os mais recentes tipos de pragas virtuais: os “vermes”. Falou ainda sobre as diferenças entre os grupos de crackers e hackers; de verdadeiros campeonatos de pichação de sites, do uso indevido do e-mail para envio de spam e/ou aliciamento de menores; ressaltou também os problemas como o roubo de senhas, informações de usuários e de dinheiro em contas bancárias, bem como dos riscos de fraudes, espionagem e chantagens, que podem acontecer caso as informações caiam em mãos inidôneas e corruptas.

Além de outras diversas falhas, às quais os sistemas e softwares estão suscetíveis, o palestrante alertou: “Um espião não precisa sair de casa para, por exemplo, conseguir informações de qualquer Governo do mundo. Para tanto, basta ter o conhecimento técnico para se infiltrar no sistema. (...) Um invasor, preparado para tal, pode estar no Brasil e entrar facilmente em um sistema na Rússia”.

Por fim, a noite foi encerrada após um coquetel oferecido aos participantes.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.