sábado, 1 de dezembro de 2007

Internet: Comerciantes de Tupaciguara são lesados por quadrilha que usa nomes de empresas para aplicar golpes

MGTV/Megaminas.com
A Polícia Civil de Tupaciguara investiga uma quadrilha que usava nome de empresas da cidade para aplicar golpes. Pessoas de várias partes do país compraram mercadorias pela internet, mas não receberam os produtos.
Na internet, produtos com preços que chamam a atenção. Descontos que chegam a 50% do valor cobrado no mercado. Para atrair clientes, o site indica nome, inscrição estadual e telefone de contato da empresa. O problema é que a papelaria Globo, de Tupaciguara, não faz este tipo de comércio. As informações foram clonadas e disponibilizadas em um site criado por golpistas. O dono desconhece o site e diz que não faz vendas pela internet. O golpe foi descoberto depois da reclamação de um cliente. Agora o empresário está com o nome sujo.
Numa loja da cidade, até agora já apareceram 15 reclamações de clientes de várias partes do país, como Brasília, Rio de Janeiro, São Luiz no Maranhão, Santos e São Paulo. Segundo a polícia, em Belo Horizonte são, pelo menos, dez reclamações por dia. A suspeita é de que a quadrilha seja de Uberlândia e Uberaba, cidades onde foram abertas as contas para depósito.
Maristela de Oliveira Fonseca, comerciante, recebeu mais de 20 pedidos de devolução de dinheiro. Já foi vítima de uma ação judicial por estelionato em Joinvile, Santa Catarina. “Somos cobrados por coisas que não fizemos”, desabafa.
O caso chegou ao Ministério Público. Segundo a promotora Ana Carolina Zambom, foi solicitada a retirada dos sites imediatamente para que outras pessoas não sejam lesadas e agora segue investigação policial para descobrir quem são os autores.
A advogada Laine Souza, especialista em internet, explica que, geralmente, os valores cobrados pela internet são mais baratos por conta dos custos. Mas alguns cuidados são fundamentais para escapar dos golpes, principalmente agora, quando as vendas para o Natal aumentam. Entre as dicas é comprar em sites conhecidos.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.