domingo, 10 de fevereiro de 2008

Réu dá depoimento por celular em tribunal britânico


Um juíz britânico aceitou ouvir o depoimento de uma acusada por telefone celular durante uma audiência em um tribunal de Teesside, no nordeste da Inglaterra, destaca o jornal The Guardian nesta quinta-feira.

O artigo conta que Catherine Denny, acusada de lavagem de dinheiro, teria sido impossibilitada de comparecer ao tribunal por causa de uma doença.

O advogado Wayne Jackson digitou o número de telefone de sua cliente e fez um juramento de que reconhecia a voz de Denny e que a mulher ao telefone seria mesmo a acusada.

Segundo o jornal, o telefone foi colocado em viva-voz antes da leitura da acusação do crime, cometido há dois anos.

"Nunca soube de um depoimento feito pelo celular, mas acho que é o modo com as coisas são agora. Fez sentido lidar com caso pelo telefone já que a acusada estava muito doente para fazer uma viagem de 480 quilômetros", afirmou uma funcionária da corte ao Guardian.

O jornal cita que a audiência foi rápida, pois Catherine Denny se declarou inocente, o advogado de acusação não mostrou nenhuma prova e o juíz Geoffrey Moorhouse liberou a acusada.

O departamento de Justiça britânico não comentou o caso. Em uma declaração, um porta-voz afirmou que "os juízes tomam as decisões nos tribunais e são sempre lembrados de buscar eficiência e velocidade nos processos".

Segundo o Guardian, o "passo pioneiro" evitou os custos envolvidos no adiamento da audiência.

Precedentes

Esta não foi a primeira vez que um tribunal britânico realizou procedimentos usando um telefone celular durante uma audiência.

Uma juíza chegou a anunciar a sentença de um caso de falência ao réu através de um celular, pois este estava preso no trânsito.

Além deste caso, outro juíz aceitou ouvir uma testemunha de 96 anos pelo telefone para evitar que a esta precisasse comparecer ao tribunal.

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

© British Broadcasting Corporation 2006. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização por escrito da BBC BRASIL.


Fonte: O Globo Online

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.